domingo, 27 de junho de 2010

Ode à Poesia


Te encontrei num estado de coma,
Graça, de sítio, regozijo.

“Vi um gato no mato”
Contente todo; oprimia um rato.

E por que não?!

Dúvidas? Um caminhão!

Que venham Lorca com suas bodas,
E auroras de Nova York,
Neruda com suas “odas”,
Quintana, em meu quintal.

Que venham Carlos du Monde,
E de Andrade,
O mago Sará salgar minha dor.
E tragam agregado o Matos, mão-de-agarra,
Gregório que ligeiro trepou.

E que venham Waly, Do Vale e Gonzaga do Baião.
E tragam o canto da Cora, que cora Carolinas,
Toquinhos, Buarques, Djavans.

E que venham também Vinícius – salve o poetinha! –,
Manzoni e Leopardi, num Infinito Cinco de Maio.

Que venham Amado, Molière e Cecília,
E na luz fosca do crepúsculo
Misteriosas Clarissas.

Que venham Lenons,
E McCartneys no futuro.

Que venha Wilde, irônico,
E a poetisa também
“Menina sapeca levada da breca”
Que outrora viveu em mim.

E que venhas à luz tu, minha ode,
Na simplicidade das coisas,
Na força indomável do amor.

Cansada, deitei-me a teu lado
E num mundo maravilhoso,
Por um quarto de noite
Me encontrei.
Poesia gera poesia...
Acordei e o sol brilhava.
Com um beijo e carícias te despertei.
Por isso decidiste ficar.
Helena Frenzel
Publicado também no Recanto das Letras em 27/06/2010
Código do texto: T2343687






Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original 
(Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original)
Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.